Para mais informações sobre os nossos aparelhos, descarregue as fichas técnicas do produto e leia as especificações dos mesmos. Clique aqui
 

Consulte os nossos serviços. Nós responderemos tão breve quanto possível.
Clique aqui
Sistema de Teste e Diagnóstico VLF (Very Low Frequency) PHG TD / PD para Cabos

PHG - Sistema de teste
TD    - Medição do factor de perdas (tan delta) determinando o grau de degradação e envelhecimento dos cabos
PD    - Medição do nível de descargas parciais com a localização da sua origem ao longo do cabo

Com o PHG TD/PD dispõe-se de um sistema multifuncional de teste e diagnóstico de cabos concebidos para redes eléctricas de média tensão até 36 kV.

O sistema PHG TD/PD é também o único sistema de teste e diagnóstico com o qual, nos é possível ter uma ampla visão global sobre a qualidade e o grau de envelhecimento de cabos em serviço.

Os métodos de diagnóstico TD e  PD complementam-se de forma ideal, dado que por um lado, se pode determinar o estado global do cabo e por outro, localizar defeitos individuais de forma precisa.

O sistema permite:

    • Teste de cabos com VLF truesinus®  (PHG 70 ou PHG 80)
    • Medição do factor de perdas TD, tan delta (PHG TD)
    • Medição do nível de descargas parciais e localização da origem das PD (PHG TD/PD).

Ampliação do sistema PHG TD/PD

O sistema de teste é composto por um módulo de controlo, um módulo de potência e dispositivo de descarga à terra no final dos testes, controlo de segurança e cabo flexível coaxial de ligação de alta tensão com 25 m ou 50 m.

O sistema PD pode ser ampliado a todo o momento com a medição factor de perdas TD  e a medição localização do nivel de descargas parciais PD.

Medição do factor de perdas (tan delta)

A medição do factor de perdas VLF- truesinus®  é o método de diagnóstico  mais fiável para determinar o estado global do cabo.

Medição do nível de descargas parciais (PD)

Com este método de diagnóstico, pode ser medido o nível de descargas parciais PD  e localização da sua origem.

Teste  VLF

O teste  com VLF truesinus®  em sistemas de cabos de média tensão com isolamento de plástico ganhou uma aceitação nos últimos anos e está a afastar os teste com ou uso de tensão contínua, muito menos informativo e propenso a provocar danos nos cabos (VDE 0276 ou HD 620 S1).

O gerador de alta tensão programável PHG é uma fonte de tensão VLF truesinus® da última geração tecnológica. O sistema PHG cumpre todas as exigências quanto à segurança, resistência, facilidade de operação, automatização, documentação e pode ser usado universalmente, ex., para:

    • teste de cabos
    • teste  de bainhas dos cabos
    • teste de isolamento de motores e geradores rotativos
    • teste de transformadores
    • teste de instalações de distribuição.

Ao contrário de outros tipos de tensão de teste, a tensão truesinus®  está bem definida, é simétrica, de aplicação contínua, independentemente do tipo de objecto de teste.

A tensão truesinus®  também está indicada para o teste de cabos com isolamento de papel impregnado a óleo.  Deste modo,  o utilizador dispõe de um potente equipamento PHG 80 para o teste de redes mistas (cabos a óleo e cabos de plástico).  Para o teste de alta tensão com tensão contínua, por exemplo em  cabos com isolamento  papel impregnado a óleo, o PHG 80 permite uma tensão de saída CC estabilizada de 1 a 80 kVCC.  Mediante o menu guiado e auto explicativo pode definir-se e memorizar-se sequências de testes individuais. As disrupções dielétricas de alta tensão durante o teste são detectadas automaticamente. Segundo a programação, o sistema desliga-se automaticamente depois de ter ocorrido uma disrupção dielétrica  ou passa ao modo de queimado.

Software professional para os utilizadores

Características do PHG

    • Potente equipamento de teste VLF- truesinus®  (3 kW) com tensão de saída regulada
    • Desenho compacto no formato de 19“
    • Possibilidade de montagem variável graças à separação do módulo de controlo e de  potência.
    • Várias possibilidades de montagem para redes de cabos de distintas configurações
    • Teste manual ou automático opcionalmente com ou sem modo queimado no caso de disrupção dieléctrica.
    • Preparado para a montagem num veículo laboratório de medição
    • Menu guiado e auto explicativo
    • Impressora incorporada para a impressão do protocolo de teste
    • Controlo de segurança segundo a norma VDE 0104
    • Formas de tensão programáveis: truesinus®, onda rectangular, CC
    • Tensão de saída simétrica
    • Frequência programável 0,01 Hz ...1 Hz

Menu guiado para um manuseamento fácil

O gerador de teste PHG dispõe de um software auto explicativo de fácil uso. Pode aceder-se às indicações do menu em vários idiomas, por exemplo, português, alemão, inglês, francês o espanhol. Depois de iniciar uma sequência, o teste é realizado automaticamente segundo a sequência seleccionada.

Diagnóstico dos cabos com tensão VLF usando o sistema de medição do factor de perdas PHG TD

O diagnóstico dos cabos mediante VLF truesinus®   proporciona informação diferenciada sobre o estado de envelhecimento de cabos PE/XLPE. Deste modo, a medição do factor de perdas permite diferenciar cabos novos de cabos usados, ligeiramente ou fortemente danificados pelas  "water treeing" arborescências de água. Deste modo, pode-se determinar a urgência da substituição do cabo ou parte deste, evitando-se assim a interrupção intempestiva no fornecimento de energia.

A combinação do gerador programável de teste PHG 80 com o sistema de medição do factor de perdas BAUR, dá origem ao sistema mais avançado de teste e diagnóstico de cabos, tanto para cabos em serviço como para cabos novos durante o seu comissionamento após a sua instalação, pois desta forma, é permitido às empresas fornecedoras de energia eléctrica avaliar com precisão, a qualidade do cabo e qualidade do serviço na instalação dos mesmos antes da colocação do mesmo em serviço. Garantindo assim, uma maior qualidade, evitando surpresas volvido algum tempo.

Todo o controlo é realizado através de computador PC versão industrial 19". No menu de medição do factor de perdas, podem  programar-se as sequências de diagnóstico a partir das quais, são cálculados automaticamente os valores de medição do factor de perdas com níveis distintos de tensão, obtendo-se a continuação e uma valoração.

O programa poder guardar todos os dados importantes referentes aos cabos, de modo que se vai construindo pouco a pouco uma base de dados dos cabos, permitindo uma avaliação histórica dos resultados do diagnóstico de uma instalação de cabos na futura intervenção.

O menu principal da interface de medição do factor de perdas, reconhece todas as informações elementares. Além da informação sobre a tensão em cada momento, a fase em que se encontra o diagnóstico e a capacidade de carga momentânea, mostram os valores de medição de cada momento referidos, a corrente e tensão, assim como o valor de medição do factor de perdas actual e o valor médio do factor de perdas medido. Como informação adicional, determinam-se e visualizam-se os desvios da  medição por cima do desvio padrão dos valores de medição para cada nível de tensão. A indicação de corrente de fuga em µA serve como
verificação da gama de correntes parasitas (p. ex.: sobre a superfície dos bornes terminais ou otros pontos de ligação), que não entram na medição do factor de perdas.

As principais vantagens

    • Interface de controlo guiada por menus (MS Windows)
    • Sequência de diagnóstico automática segundo programação individual
    • Possibilidade de definir os critérios de aceitação ou rejeição no caso de se exceder os valores limite admissíveis.
    • Supervisão de correntes parasitas
    • Representação numérica e gráfica dos valores de medição do factor de perdas em função da tensão.
    • Maior fiabilidade durante a avaliação dos cabos envelhecidos por "water treeing" com baixa resistência residual.
    • Grande gama dinâmica dos parâmetros de medição
    
      - Resistência às interferencias
      - Reduzido tempo na avaliação de um cabo de média tensão (um cabo com 3 fases, aprox. 1 hora)
      - A  duração do diagnóstico é independente do comprimento do cabo
      - Não há  limitações devido ao comprimento do cabo de ligação para situações de ligações problemáticas (ex. ligações em postes)
      - Opção: possível ampliação  da gama de medição para pequenas cargas até a um mínimo de 500 pF.

VLF - medição e localização do nível de descargas parciais com o sistema de medição PHG TD/PD

Diagnóstico em cabos de PE/XLPE e cabos com isolamento de papel impregnado a óleo

O teste  com VLF- truesinus®  e o  diagnóstico de envelhecimento VLF- truesinus®   em cabos de PE/XLPE/PER...  mediante a medição do fator de perdas, são critérios em que se baseia  a avaliação dos cabos de energia elétrica. A medição de descargas parciais com localização da origem das descargas parciais, cobre lacunas no diagnóstico de isolamento dos cabos com isolamento de papel impregnado a óleo e  aumenta a segurança da avaliação  em cabos de plástico.

Durante o teste com VLF aparece uma mensagem "sim/não" acerca da rigidez dieléctrica momentânea da larga duração do ponto mais débil de uma instalação de cabos. Se realiza depois  de  uma nova instalação de cabos, depois de reparações e para demonstrar a segurança operacional dos cabos envelhecidos.
O diagnóstico mediante a  medição do factor de perdas, proporciona informação sobre o estado global do envelhecimento dos cabos de isolamento plástico. A técnica de medição de descargas parciais proporciona informação fiável sobre se existem defeitos de montagem ou "water treeing" nos cabos de plástico, que todavia, não há causado uma disrupção dieléctrica.

Além disto, pode-se avaliar em quanto se há podido ser influenciada uma medição do factor de perdas pela presença massiva de descargas parciais (por ex., em caixas de junção). Com a medição de  descargas parciais e sua localização, podemos em cabos com  isolamento de papel impregnado a óleo obter uma determinação directa dos troços de cabos, juntas ou bornes terminais com actividade de descargas parciais . A pessoa responsável está, portanto, em situação de tomar as decisões peventivas e curativas para evitar assim, avarias a nível local durante o funcionamiento. Também são possíveis as medidas do nível de PD em outros meios de produção elétrica para a avaliação do isolamento.

A complementação do teste e diagnóstico dos cabos PHG TD/PD mediante a medição do nível de descargas parciais, obtem-se como resultado o teste e diagnóstico dos cabos .
No programa podem ser guardados todos os dados importantes sobre os cabos, de modo que se possa criar pouco a pouco uma base de dados dos cabos, permitindo realizar uma avaliação operacional dos resultados de diagnóstico sobre a base da evolução histórica de uma instalação de cabos.

Sofware Windows em idioma português
Menus em idioma Português
Certificados de teste em fábrica
Manuais de operação em idioma português
Sistema de Teste e Diagnóstico VLF PHG TD/PD para Cabos   PHG TD/PD
cce2318b5b 3290bbc437
Webmaster: Equilamang.dit - Todos os Direitos Reservados






























EQUILAMANG
Todos os Direitos
Reservados
Google